Histórico

A proposta de criação do Curso de Doutorado Acadêmico foi elaborada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em parceria com outras seis instituições de ensino superior do Nordeste: Universidade Federal de Sergipe - UFS; Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; Universidade Federal do Ceará - UFC; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Vitoria da Conquista) - UESB, que construíram uma proposta de Programa, visando proporcionar alternativas para oportunizar o acesso à formação em nível de excelência, a mestres que trabalham e não podem se afastar de suas atividades. A criação do programa também possibilitará a construção e consolidação de Núcleos de Estudos e Pesquisas em cada estado participante da Rede, promovendo a melhoria na qualidade do ensino e da pesquisa na região Nordeste.

Objetivos do Programa

- Proporcionar o enriquecimento teórico e prático relativo ao ensino das ciências e matemática que impacte diversos atores sociais;
- Discutir e desenvolver práticas pedagógicas em espaços formais e não formais de modo a estimular a autonomia formativa e a transformação dos processos educativos;
- Desenvolver e avaliar metodologias e materiais didáticos destinados ao ensino de ciências e matemática;
- Refletir sobre o papel das ciências e da matemática na modificação positiva do contexto histórico, social, cultural e ambiental da região;
- Fomentar, a partir das ciências da natureza e da matemática, o pensamento crítico que contribua para a compreensão da diversidade cultural e modificação das inequidades sociais vigentes;
- Contribuir com o avanço teórico-metodológico da pesquisa e do ensino das ciências e matemática em sintonia com as necessidades da região;
- Colaborar na difusão da ciência, matemática e suas tecnologias como cultura e direito de todos.

Perfil do Egresso

Perfil do egresso: Espera-se a formação de um ator social capaz de atuar autonomamente e colaborativamente em diferentes contextos educativos que envolvam saberes científicos e matemáticos numa perspectiva crítico-reflexiva.